top of page
Mobile Phone Mock-ups

FESP FACULDADES
GRADUAÇÃO

Defesa Cibernética

ilustracao-de-chapeu-graduacao_53876-592

Graduação - Tecnólogo

2 anos e 6 meses

A sociedade experimenta um mundo cada vez mais conectado por meio da internet. As facilidades tecnológicas ampliam e facilitam as diversas atividades das pessoas e empresas com agilidade cada vez ampliada. Além dos diversos benefícios das ferramentas e soluções tecnológicas, é preciso estar sempre em alerta, pois, um simples clique nesse ambiente pode comprometer a segurança de dados de pessoas, organizações e empresas, por exemplo.

O ambiente cibernético representa grande risco às infraestruturas de negócios, serviços e segurança nacional, o que requer a formação e especialização de profissionais para atuarem na área da Defesa Cibernética, no objetivo de garantir que os riscos de incidentes no ambiente digital proporcionados com a evolução tecnológica sejam minimizados.

A Defesa Cibernética está diretamente conectada à segurança e à privacidade na internet, tornando-se imprescindível e é um dos assuntos do momento quando se relaciona com tecnologia.

Atenção! Todas as suas ações na internet podem ser expostas a qualquer momento. Imagine as consequências do sequestro e/ou exposição de seus dados pessoais, financeiros e profissionais, por exemplo?

Tendo em vista este relevante cenário atual, onde quase todas as nossas relações são cada vez mais dependentes da tecnologia, investir em uma carreira profissional nesta área tem sido considerada promissora, haja vista a grande demanda de trabalho, a escassez de profissionais qualificados e uma excelente remuneração.

Coordenador do Curso

FOTO DO COORDENADOR DO CURSO DE DEFESA CIBERNÉTICA (1).jpg

Sobre o curso

O nosso Curso é devidamente autorizado pelo MEC através da PORTARIA nº 937, de 19 de outubro de 2022, publicada no DOU nº 200, de 20 de outubro de 2022, e, atualmente, é o primeiro e único a ser ofertado na modalidade presencial nos estado paraíba. Durante o curso receberá capacitação para implementar soluções que amenizem os riscos de invasões e vulnerabilidades que podem atingir sistemas tecnológicos, principalmente aqueles conectados à internet.

O Curso Tecnólogo em Defesa Cibernética possui nível superior e tem duração de dois anos.

Em sala, as disciplinas possuem um caráter de mais praticidade. Em laboratório, as aulas darão suporte à resolução de problemas relacionados às Tecnologias da Informação, Segurança e Comunicação.

Durante essa graduação, os alunos recebem capacitação necessária sobre todas as tecnologias relacionadas à defesa cibernética em diferentes ambientes e dispositivos.

Além disso, são habilitados a controlar a segurança de espaços operacionais e trabalhar com planos de prevenção de ataques hackers.

Essa vertente é muito bem vista por gestores e empresários. Afinal, o que se espera de um profissional de Defesa Cibernética é que ele consiga minimizar os riscos de incidentes cibernéticos, bem como resolver atenuar os efeitos de possíveis indecentes.

De forma geral, nos dois primeiros semestres, você vai dominar todas as técnicas sobre as novas tecnologias da comunicação, inclusive em ambientes de multiplataformas.

Mercado de trabalho

Em relação à carreira e ao que esperar do mercado de trabalho, ressalta-se a grande demanda, uma vez que as empresas estão investindo em profissionais da área, sobretudo com a aprovação da Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD), a necessidade de mão de obra especializada é ainda mais significativa.


Sendo uma função de extrema necessidade, que garante a credibilidade e a segurança de todos os órgão públicos e empresas privadas, a busca por profissionais qualificados nesta área está sendo muito prestigiada e valorizada.


Desta forma, a possibilidade de empregabilidade está quase garantida, haja vista a falta profissionais qualificados e, levando-se em consideração que todas as informações estão cada vez mais sendo tratadas remotamente, a totalidade das empresas, públicas e privadas, necessitam de meios para proteção de suas informações disponíveis nos sistemas. 


No mercado de trabalho você será o responsável por gerenciar os ativos de redes, monitorar a segurança e identificar a necessidade de atualização, mudanças, implementar planos de segurança da informação, mitigar riscos e atuar em medidas emergenciais em caso de ataque hacker.

Áreas de atuação

Dentre as principais áreas de atuação para os especialistas em Defesa Cibernética estão:

  • Consultor e assessor em defesa cibernética;

  • Perícia forense;

  • Segurança cibernética;

  • Ethical hacking;

  • Governança e gestão de vulnerabilidades de sistemas de informação;

  • Computação forense;

  • Projetos de defesa cibernética;

  • Engenheiro de Segurança Cibernética;

  • Engenheiro de Segurança de Rede;

  • Gerente de Segurança da Informação;

  • DevSecOps;

  • Consultor e Assessor em Defesa Cibernética;

  • Hacker Ético;

  • Defender ataques específicos contra infraestruturas críticas e sistemas de governo;

  • Proteger o cidadão contra a interrupção de serviços essenciais em face de situações de emergência;

  • Conter dano já ocorrido aos sistemas e instituições.

Quem investe na profissão de Defesa Cibernética tem a função de usar um conjunto de práticas com o objetivo de proteger as empresas, desde servidores até dispositivos móveis, contra ataques criminosos pelo ambiente online. 

Dessa forma, o profissional tem como função: gerenciar os ativos de redes, monitorar a segurança e sempre identificar a necessidade de fazer essas redes estarem com atualização e as mudanças adequadas contra possíveis golpes.

Portanto, quem se especializa na área é o responsável por impedir ameaças e o vazamento de informações sigilosas das empresas e dos seus clientes. 

Se você gosta de tecnologia, internet e planeja seguir uma carreira nesse sentido, o curso de Graduação em Defesa Cibernética pode ser algo que vai lhe trazer grandes frutos profissionais e estabilidade.

Aprenda na prática e torne-se um expert em solucionar problemas e evitar invasões. O mercado precisa de profissionais nessa área. Você vai aproveitar essa oportunidade?

bottom of page