top of page

COMUNICADO SOBRE METODOLOGIA E CANAL DE COMUNICAÇÃO EM TEMPOS DA PANDEMIA COVID - 19

METODOLOGIA FESP em tempos de PANDEMIA 

  1. Introdução 

A FESP Faculdades mantendo seu compromisso com o ensino de excelência, sobretudo em tempos da pandemia do COVID-19, e atendendo às determinações das autoridades competentes, suspendeu suas atividades presenciais em 17.03.2020.

Seguindo as orientações do Ministério da Educação, CONTINUAMOS PRESTANDO TODOS OS NOSSOS SERVIÇOS DE FORMA REMOTA, INCLUSIVE AS AULAS, em conformidade com a PORTARIA MEC Nº 395 DE 15/04/2020, publicada no DOU., de 16 de abril 2020 c/c a PORTARIA MEC Nº 343, DE 17 DE MARÇO DE 2020, Publicada no DOU., em: 18/03/2020 | Edição: 53 | Seção: 1 | Página: 39.

Através da parceria com o GOOGLE FOR EDUCATION (salas de aulas virtuais) e dos nossos canais de comunicação (site, ouvidoria, facebook, instagram e APP) o Corpo Técnico-Administrativo da FESP vem mantendo o atendimento remoto à sua comunidade, bem como nossas atividades acadêmicas não foram interrompidas, apenas estão sendo ofertadas à distância, conforme autorização do MEC (legislação acima mencionada), com o uso de tecnologias adequadas e de última geração.

  1. DAS FERRAMENTAS (Google Classroom)

Através das salas de aula virtuais, seguindo o plano da disciplina, os docentes estão postando semanalmente vídeo aulas[1] e materiais correspondentes ao conteúdo que seriam abordados presencialmente em sala de aula. Também, é possível a realização de reuniões (momentos síncronos) através do Google Meet.

A adoção da metodologia principal através de vídeo aula significa um ganho na aprendizagem discente pois, o arquivo fica disponibilizado para o aluno (formato digital MP4) visualizá-lo em qualquer horário, quantas vezes desejar e através do dispositivo que possuir em mãos (computador ou smartphone). As reuniões (momentos síncronos) quando utilizadas pelo docente são feitas como um plus, não gerando prejuízo aos alunos que não podem comparecer ao vivo pois o conteúdo da aula foi gravado e permanece disponível para o aluno na Classroom. Ainda neste sentido, ressaltamos que os nossos alunos, salvo disposições legais ulteriores, NÃO TERÃO PREJUÍZO ACADÊMICO.

[1] Um esclarecimento se faz necessário sobre as vídeo aulas: sua duração é consideravelmente menor em relação à aula presencial pois não há interação entre os participantes, o que não prejudica o andamento do conteúdo. Em verdade, a pedagogia indica que recursos como vídeo aulas podem ser usadas sem interferência alguma no aprendizado, e orienta que para um melhor aproveitamento os vídeos devem ter duração em média de 20 minutos.

DO CANAL DE COMUNICAÇÃO

No que concerne ao Canal de Comunicação com os todos os nossos Setores, os alunos podem formular solicitações diversas (acadêmicas, Administrativas, Financeiras e apoio tecnológico), informamos que o ÚNICO meio recomendável é através do nosso site (www.fespfaculdades.edu.br), no canto superior do mesmo deverá clicar em CONTATO, preencher a sua demanda e nos enviar. Em tempo, solicitamos o acompanhamento dos e-maisl’s institucionais, mensagens no Portal Acadêmico e notificações no nosso Aplicativo (TODOS, acessíveis também, em seus smartphones, inclusive as aulas).

Ainda neste sentido, seguindo as orientações da NOTA TÉCNICA Nº 26/2020/CGEMM/DPDC/SENACON/MJ, que versa sobre orientações ao consumidor, ressaltamos que sempre estivemos analisando TODAS AS SOLICITAÇÕES formuladas pelos nossos alunos, de forma INDIVIDUAL e exigindo a devida comprovação documental para análise dos pleitos. Renovamos a informação de que O ÚNICO CANAL DE COMUNICAÇÃO é o indicado acima!

Atenciosamente,

A DIREÇÃO




29 visualizações0 comentário
bottom of page