top of page

Juízes discutem as inovações nos institutos de Direito de Família em faculdade da Capital


O coordenador da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba (Coinju), juiz Adhailton Lacet Porto, e a juíza Aylzia Fabina Borges Carrilho participaram, na noite desta quarta-feira (25), do 2º Fórum de Discussão o Direito em Cena – As inovações nos Institutos de Direito de Família e suas implicações sociais, promovidoa pela FESP Faculdades, no Espaço Gourmet do Manaíra Shopping.


A convite da Coordenadoria do Curso de Direito da FESP Faculdades, Gabriella Henriques da Nóbrega, Adhailton Lacet palestrou sobre a ‘Adoção e os diversos arranjos familiares’. O magistrado abordou sobre as modalidades de adoção, as famílias monoparentais, famílias homoafetivas, socioafetivas, família eudemonista e até família multiespécie, que vem a ser aquela formada por seres humanos e seus animais de estimação.


Já a juíza auxiliar da Capital, Aylzia Fabiana Carrilho, discorreu sobre ‘As relações familiares na atualidade’. Falou, ainda, acerca da sua trajetória profissional e experiência nas diversas unidades judiciárias onde exerceu a judicatura, especialmente, em Direito de Família. Ela abordou, também, sobre seu trabalho na área da Infância e da Juventude e as suas primeiras audiências concentradas nas unidades de acolhimento da Comarca de Campina Grande.


“Na minha ótica, esse tipo de evento é importante para o Poder Judiciário, porque aproxima a Justiça do cidadão. Seja onde for – escolas públicas, instituições de ensino superior, nas praças – essa aproximação só melhora o relacionamento da Justiça com o povo”, afirmou Aylzia Carrilho.


Além dos magistrados palestrantes, fizeram uso da palavra as professoras Socorro Menezes, Luciana Brito, Herleide Herculano, e o professor Ricardo Berilo, falando sobre os direitos das famílias. Ao final das palestras, os alunos e demais integrantes da plateia tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos convidados.


A organizadora do evento, professora Socorro Menezes, manifestou a pretensão de levar o corpo discente para conhecer o Fórum da Infância e da Juventude da Capital, recebendo a anuência do juiz Adhailton Lacet. A juíza Aylzia Fabiana convidou os alunos para conhecerem o funcionamento do 1º Tribunal do Júri da Capital, onde serão realizadas várias sessões de julgamento no mês de novembro.


Ao final do 2º Fórum de Discussão o Direito em Cena, o juiz Adhailton Lacet distribuiu material informativo sobre os procedimentos da adoção e do Projeto Acolher, e ressaltou que “o evento é importante, pois possibilita ao aluno do Curso de Direito conhecer um pouco da atuação da Justiça infantojuvenil, onde a unidade judiciária tem destacado viés social”.

Por Eloise Elane


Fonte: TJPB

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page